Por que inserir a Educação Financeira na escola?

  • Passar este aprendizado às crianças desde cedo garante a oportunidade de termos uma geração mais saudável financeiramente, contornando assim a situação atual que o País atravessa, com mais de 50% da população endividada.

  • A escola oferecerá um tema que poucos pais tiveram quando crianças, o que servirá como um diferencial em sua região e irá incluir também as famílias e toda a comunidade por meio de palestras e atividades.

  • Professores e gestores aprenderão sobre o tema não apenas para ensinar os alunos, mas também para inserir os conceitos em suas próprias vidas e terem um novo comportamento com relação ao uso do dinheiro.

  • A Educação Financeira pode ser trabalhada para todas as idades, desde o Ensino Infantil até o Médio, e conta com material didático adequado a cada fase de aprendizado, conteúdo programático e planos de aula, os quais ajudarão os professores a trabalhar o tema da melhor forma.


    Conheça os Programas DSOP

    de Educação Financeira nas Escolas:

     


    O Programa Descobrir fundamenta-se em levar a criança, em processo de desenvolvimento, a conhecer a Educação Financeira, trabalhada de forma que o aluno descubra o universo que o rodeia por meio do brincar. A Educação Financeira é trabalhada de forma a construir conceitos relacionados ao consumo consciente, à relação entre necessidade e desejo, ao valor de cada objeto e que este faz parte de uma cadeia desde a sua criação até seu descarte.

     

    No Programa Explorar, a aprendizagem (ou apropriação do conhecimento), se dá através da exploração de conceitos já aprendidos de forma significativa, estabelecendo relações entre os conteúdos trabalhados em educação financeira e os conhecimentos trazidos de sua vivência até o momento, num processo de articulação de novos significados. Embasados em uma metodologia vivencial, os conteúdos são trabalhados de forma a empoderar financeiramente o educando, por meio de práticas pedagógicas exploratórias envolventes.

     

    O Programa Expandir, ao entender o educando como ser íntegro que aprende a ser e a conviver consigo, com os outros e com o ambiente, promove a integração entre as diversas áreas do conhecimento. Apresenta atividades cotidianas, validadas pela neurociência, que levam o aluno a entender a importância do aprender financeiro, levando à formação integral do aluno conforme pressupostos da Educação Mundial: Aprender a Aprender, Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver.

     


    O Programa Construir tem como principal objetivo apresentar ao educando um conteúdo que possibilite o conhecimento em educação financeira como base na construção de seu projeto de vida. As atividades propostas preparam esse jovem a consumir de forma consciente, sustentável e responsável, mostrando que as escolhas do presente são determinantes para a sua vida no futuro. O Programa ensina ao aluno a priorizar seus sonhos antes de suas despesas, comportamento que o levará à autonomia e sustentabilidade financeira.

     

    Os módulos Vivência estão disponíveis para todos os segmentos e diferentes projetos que estejam sendo desenvolvidos pelas escolas. Têm por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, crítica e consciente, promovendo a participação dos alunos na sociedade, fazendo valer seus direitos e realizando seus deveres, com autonomia e sustentabilidade financeira.

    Os módulos de Vivência são ótimas opções para escolas que queiram complementar sua proposta pedagógica com programas de curta duração, temas variados e com atividades práticas que envolvam os alunos e proporcionem momentos de novas vivências dos valores para a vida.

    Estes conteúdos propõem ensinar os jovens a sonhar e a se empoderar de esperança para a construção de seu projeto de vida na realização dos propósitos estabelecidos, baseados em valores como a paz, a solidariedade, o amor, a resiliência, o respeito, disciplina e perseverança.

     

     

    A Editora DSOP e a Maurício de Sousa Produções lançam uma série de livros da Turma do Nico com a Turma da Mônica!

    São obras baseadas na importância de realizar sonhos, os quais levam os leitores à possibilidade de conquistarem seus objetivos e serem mais felizes!

    Inscreva-se abaixo, solicite a visita de um dos nossos consultores e saiba mais sobre estes projetos!

A Educação Financeira já é realidade nas escolas do País. A DSOP Educação Financeira soma mais de 2 mil instituições de ensino brasileiras, entre públicas e privadas, que adotam o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas. Milhares de alunos já possuem acesso a este assunto tão relevante atualmente, contribuindo para a formação de adultos mais responsáveis e sustentáveis financeiramente.