O Menino do Dinheiro em Cordel

  • SINOPSE

    Em O Menino do Dinheiro em Cordel, a cultura nordestina é exaltada quando o menino da história viaja para Recife – uma terra cheia de belezas e gente criativa – e conhece a riqueza e as belezas naturais pela arte do cordel. Tudo isso, lindamente apresentado pelas ilustrações em xilogravura. O personagem encara uma verdadeira jornada de autoconhecimento ao lidar com as questões financeiras contadas pelos repentistas sabidos e cheios de palavras: Chico do bolso furado e Maneco Nômico.

  • CORDEL

    Uma das principais manifestações literárias do País, a literatura de cordel é bastante popular no interior do Nordeste e tem como forma mais comum a apresentação via folhetos pendurados em barbantes ou cordas. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, entre eles João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, entre outros. Entre suas características se destacam a oralidade, feita em rimas, e a presença de elementos da cultura brasileira.

  • DESCRIÇÃO

    20,5 cm x 27,5 cm

    56 páginas

    Código: 1379L18602020IL

    ISBN: 978.85.8276-314-8

    Gênero: texto da tradição popular

    Anos iniciais do Fundamental (4º e 5º ano)

  • AUTORES

    REINALDO DOMINGOS nasceu em Casa Branca, interior de São Paulo. Filho de pai ferroviário e de mãe autônoma, aos 12 anos de idade realizou o primeiro dos seus muitos sonhos: comprar uma bicicleta. Atualmente, é PhD em Educação Financeira e mentor de uma metodologia comportamental, a Metodologia DSOP, que aprendeu quando ainda era apenas uma criança, sobre como era possível realizar todos os sonhos – materiais ou não materiais.

    JOSÉ SANTOS começou a escrever seus primeiros poemas por volta dos 15 anos, mas se tornou escritor muito tempo depois. Já tinha mais de 40 anos quando publicou seu primeiro livro para crianças e jovens, e a partir daí, não parou mais. Conheceu a literatura de cordel ainda na juventude, quando fez uma longa viagem pelo nordeste e se apaixonou pela poesia popular.

    ILUSTRAÇÕES

    LUYSE COSTA é ilustradora, paraibana de João Pessoa e graduada em História pela universidade Federal da Paraíba. Desde criança adorava desenhar, mas foi durante a graduação que descobriu que ilustrar poderia ser mais do que uma brincadeira.